Os amantes do contato direto com a Natureza têm ótimas opções em Guarapuava e Prudentópolis, a terra das cachoeiras. Seja no “modo aventura”, com a visita ao Parque São Francisco, ou no “modo fé”, com a Caminhada de São Miguel Arcanjo, os dois municípios têm atraído turistas do País todo.
O Parque São Francisco, na tríplice fronteira entre os municípios de Guarapuava, Prudentópolis e Turvo, abriga o Salto São Francisco, com seus imponentes 196 metros de queda livre. O Salto impressiona a todos não apenas pela altura e o volume de água, mas toda a composição da paisagem, apresentando grandes paredões que separam o segundo do terceiro planalto paranaense, formando um cânion ao longo do leito do rio, bem como a floresta nativa preservada e a vista da Serra da Esperança, cortada pela BR 277.
O Salto São Francisco se destaca como a maior cachoeira do Sul do Brasil e a quinta maior do País em extensão.
Aberto de quarta a segunda das 8h às 17h e fechado apenas na terça-feira, o Salto São Francisco tem trilhas curtas e de fácil acesso até os mirantes da parte de cima da cachoeira e uma trilha difícil de 4km até a base do Salto só recomendada a pessoas com bom preparo físico. A entrada é gratuita.
A trilha de pouco mais de um quilômetro estava interditada desde fevereiro de 2022 como forma de evitar acidentes, já que o local é de difícil acesso e o resgate precisa ser feito por via área e em condições climáticas favoráveis.
O PARQUE
O Parque Estadual Salto São Francisco da Esperança foi criado em 2010 e é um importante reduto para preservação da Mata Atlântica no Paraná, protegendo nascentes e mananciais da região. Além disso, guarda paisagens incríveis como o Salto São Francisco e o Saltos dos Cavalheiros. Hoje, a Unidade de Conservação (UC) conta com portal, recepção, estacionamento, lanchonete, trilha interpretativa, pontes, entre outros. A trilha principal tem pouco mais de 1 km e margeia o Salto São Francisco.
Agora, para quem gosta da Natureza e mantém viva a fé no coração, a opção é o Caminho de São Miguel Arcanjo, em Prudentópolis. O trajeto contempla restaurantes, hotéis, pontos turísticos e, principalmente, templos e igrejas, sendo 16 delas igrejas ucranianas e com arquitetura bizantina. O caminho também passa por outras igrejas católicas, de arquitetura latina, igreja luterana, pelo túmulo da Serva de Deus Irmã Anatólia Bodnar, museus, orquidário, mirantes e cachoeiras, fazendo jus a outro título que a cidade carrega: a Terra das Cachoeiras Gigantes.
A iniciativa incrementa o turismo religioso no Paraná e amplia a oferta de infraestrutura e de divulgação deste segmento na região, atraindo visitantes, fiéis e entusiastas destas atrações. Estruturado pela Prefeitura, o novo caminho de Prudentópolis, cidade que abriga a maior comunidade ucraniana no Brasil, percorre 122 quilômetros dentro dos limites do município, podendo ser realizado a pé, de moto, carro e até mesmo a cavalo.
De acordo com Marta Belo, atendente do Museu do Milênio, desde 15 de fevereiro de 2024, quando foi realizada a primeira caminhada, 411 peregrinos se inscreveram. “Dos inscritos, 345 retiraram os kits e 272 concluíram o percurso”, explicou. O trajeto de 122 quilômetros, conforme Marta, é percorrido, em média, em três dias. “O tempo que o peregrino leva para concluir o percurso depende da modalidade que ele escolher, seja a pé, carro, bicicleta ou até mesmo a cavalo”, explica.
Os primeiros peregrinos a retirar os kits, em 9 de fevereiro de 2024, e que realizaram o percurso foram Marcelo Atungui, Kelly Julliane Ribeiro, Tenente QOPM Walla Schreiner e Adair Pinho Adairalba.
Conforme Marta, pessoas do País todo e até de Roma já peregrinaram pelo Caminho de São Miguel Arcanjo. “Recebemos peregrinos de várias cidades do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, além de Roma e do Uruguai”, explica ela.
Caminho e religiosidade
Com mais de 100 igrejas, Prudentópolis tem o título de Capital da Oração do Paraná, confirmado pela Lei 20.439/2020. Foi justamente isso que incentivou o município a criar o Caminho de São Miguel Arcanjo, com o objetivo de fazer do roteiro de fé e peregrinação também uma alternativa para a geração de emprego e renda na cidade através do turismo, com destaque às áreas rurais.
O Caminho de São Miguel Arcanjo reúne fé, cultura, história e muitas belezas arquitetônicas e naturais. O trajeto, de 122 quilômetros de extensão, sai do Centro da cidade e passa por 24 comunidades rurais e 24 igrejas, além de atrativos naturais, culturais e pontos de apoio para o peregrino.
Os interessados em realizar o Caminho de São Miguel devem procurar o Museu do Milênio, onde o peregrino recebe o kit de participante. Já o final do percurso é realizado no Museu Irmãs Servas Maria Imaculada, onde o peregrino recebe o certificado da conclusão do Caminho.