PRIMEIRA ONDA DE FRIO INTENSO NO PARANÁ TERÁ TEMPERATURAS DE 0°C
Uma frente fria seguida de uma massa de ar polar se aproxima do Paraná nesta quarta-feira (28) e vai fazer a temperatura despencar. Na metade Norte do Estado elas devem ficar próximas a 5°C, e na metade Sul poderão ficar negativas.
O cenário é monitorado pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), que vem avisando a população desde a semana passada para que todos possam se preparar para o frio.
Nesta segunda e na terça-feira (26 e 27) os dias começam com maior cobertura de nuvens na faixa Leste, nos Campos Gerais e no Sudeste por conta dos ventos que sopram do oceano, trazendo umidade para o continente. O sol aparecerá em todas as regiões, o que fará as temperaturas subirem no período da tarde. Elas podem chegar a 30°C no Norte, Noroeste, Oeste e Sudoeste, com destaque para Capanema, Guaíra e Loanda. Nestas regiões, a umidade relativa do ar estará baixa.
O tempo começa a mudar no fim desta terça-feira. O aumento de nuvens nas regiões que fazem divisa com Santa Catarina e fronteira com os países vizinhos traz possibilidade de pancadas isoladas de chuva e algumas trovoadas.
Após a chuva, chega o frio. Assim que a frente fria passar, avançará sobre o Paraná uma massa de ar de origem polar que vai trazer uma queda expressiva nas temperaturas e uma mudança no padrão na quarta-feira, em específico: ao invés do dia começar gelado e as temperaturas subirem, como tem sido costumeiro no Outono, as temperaturas máximas ocorrerão durante a manhã, e ao longo do dia sofrem um forte declínio, ficando abaixo dos 10°C no Sudoeste e Centro-sul do Paraná.
“Durante a tarde de quarta os ventos sopram do quadrante Sul e Sudoeste, o que acentua a sensação de frio. As temperaturas mínimas ocorrerão durante a noite”, afirma Furlan.
FRIO
Nesta quinta-feira (29) os recordes de temperatura mínima para o ano devem ocorrer em todo o Estado. As mínimas vão variar entre 3°C e 7°C desde o Norte Pioneiro até o Noroeste do Estado, e também na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e no Oeste.
Já no Centro-Sul, Sudeste e Campos Gerais, as mínimas ficam próximas de 0°C, podendo pontualmente ficar negativas.