“Vamos levar o talento e a diversidade do artesanato paranaense para o Salão de Artesanato, evento de alcance nacional que vai contar com a participação de 13 artesãos individuais vindos de 10 municípios, além de uma entidade representativa, a Associação dos Núcleos Artesanais de Vizinhança (ANAV).
Com a participação em eventos nacionais, buscamos valorizar saberes tradicionais, estimular o empreendedorismo e promover a economia criativa no estado”, explica a coordenadora Pollyanna Medeiros.
Entre os destaques da delegação paranaense estão os artesãos indígenas Leandra Kunha Rete Lopes (São Miguel do Iguaçu) e Amadeu Kãegso Caetano (Turvo), que apresentarão peças autorais como cestarias, instrumentos tradicionais, colares e esculturas.
A mestre artesã Joseane Ester da Costa Bornelli, de Maringá, também participa, reconhecida pelas bonecas Maria do Ingá e pelas pinturas decorativas em cerâmica.
A ANAV será representada por Deonilda Muller Machado, que expõe obras coletivas de artistas em técnicas como mosaico, entalhe em madeira e marchetaria.
“Sabemos o potencial dos artesãos do nosso Estado, cujos produtos têm muito valor agregado. Mas para que eles se tornem conhecidos, é preciso oportunidade.
Para isso, estamos fazendo ações de fomento por meio da Coordenação Estadual, oportunizando a participação dos nossos artesãos em feiras nacionais e internacionais”, reforça a secretária de Estado Leandre Dal Ponte.
Marta Muzeka, artesã de Prudentópolis, participa do Salão do Artesanato com suas Pessankas, ovos decorativos em técnica tradicional eslava.
E chama atenção por usar as roupas típicas de origem ucraniana. “É uma satisfação poder participar das feiras, através das iniciativas do governo do Paraná.
Vendo minhas Pessankas na região de Prudentópolis, e pude ter um aumento no número de vendas ao participar de eventos em outras cidades e estados, como o Salão.
A Pessanka chama atenção pela beleza e significados, que encantam o público”, destaca.