Declaração conjunta após a reunião das delegações da Ucrânia e dos Estados Unidos em Jeddah

Declaração conjunta após a reunião das delegações da Ucrânia e dos Estados Unidos em Jeddah.

 

Hoje na cidade de Jeddah no Reino da Arábia Saudita, sob a graciosa hospitalidade do príncipe herdeiro Muhammad bin Salman, os Estados Unidos e a Ucrânia fizeram passos importantes para restaurar uma paz duradoura na Ucrânia.

 

Representantes de ambos os países apreciaram muito a coragem do povo ucraniano em defesa do seu estado e concordaram que agora é o momento de iniciar o processo de estabelecimento de uma paz duradoura.

 

A delegação ucraniana expressou mais uma vez profunda gratidão, em nome do povo ucraniano, ao Presidente Donald Trump, ao Congresso dos EUA e ao povo dos Estados Unidos por possibilitar um progresso significativo no caminho para a paz.

 

A Ucrânia expressou a sua prontidão em aceitar a proposta dos EUA de introduzir imediatamente um cessar-fogo temporário de 30 dias, que pode ser estendido por consentimento mútuo das partes, sujeito à aceitação e implementação simultânea pela Federação Russa. Os Estados Unidos deixarão claro para a Rússia que a reciprocidade da Rússia é a chave para alcançar a paz.

 

Os Estados Unidos estão imediatamente suspendendo a pausa no compartilhamento de dados da inteligência e imediatamente restauram a assistência de segurança à Ucrânia.

 

As delegações também discutiram a importância dos esforços humanitários como parte do processo de paz, particularmente durante o cessar-fogo mencionado acima, incluindo a troca de prisioneiros de guerra, a libertação de civis detidos e o retorno de crianças ucranianas deslocadas à força.

 

Ambas as delegações concordaram em determinar a composição das suas equipas de negociação e iniciar imediatamente as negociações para alcançar uma paz sustentável que garanta a segurança de longo prazo da Ucrânia. Os Estados Unidos se comprometeram a discutir essas propostas específicas com representantes russos.

 

A delegação ucraniana enfatizou mais uma vez que os parceiros europeus devem estar envolvidos no processo de paz.

 

Por fim, os presidentes de ambos os países concordaram em concluir um acordo abrangente o mais rápido possível sobre o desenvolvimento da extração dos recursos minerais essenciais da Ucrânia para fortalecer a economia do país e garantir a prosperidade e a segurança do país a longo prazo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *