DIA D ESTADUAL DE MULTIVACINAÇÃO MOBILIZA MILHARES DE PARANAENSES NESSE SÁBADO

DIA D ESTADUAL DE MULTIVACINAÇÃO MOBILIZA MILHARES DE PARANAENSES NESSE SÁBADO
Milhares de paranaenses aderiram ao Dia D Estadual de Multivacinação e movimentam as unidades de atendimento nesse sábado (10). Realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), a mobilização estadual tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e reforçar a imunidade da população. A ação iniciou 8h da manhã com a abertura de 1.543 salas de vacinação em todo o Estado. A meta é aplicar cerca de 300 mil doses em todas as faixas etárias.
Os números da vacinação estão sendo computados e o balanço deverá ser divulgado na próxima semana.
A vacina contra a gripe (Influenza), que até então era destinada apenas aos grupos prioritários, passou a ser ofertada à população geral com mais de seis meses de idade, como estratégia para elevar os índices de cobertura vacinal. De acordo com o Vacinômetro Nacional, no Paraná a cobertura entre gestantes, crianças e idosos está em 25,24%. O Estado já distribuiu aos municípios 3.768.000 doses da vacina e aproximadamente 2,5 milhões ainda precisam ser aplicadas.
Além da Influenza, também são ofertadas as vacinas contra a Covid-19, febre amarela, sarampo e demais imunizantes estabelecidos no calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Ao todo, 11.825 profissionais da saúde estão mobilizados para a atualização da caderneta vacinal de crianças, adolescentes, adultos, idosos, gestantes e puérperas.
O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, acompanhou de perto a mobilização na Unidade Básica de Saúde Alvorada, em Londrina, no Norte do Estado. “O Dia D acontece até o final da tarde em todo o Paraná, e por isso convocamos os paranaenses para que compareçam. Queremos usar todas as vacinas que temos disponíveis e proteger ainda mais toda nossa gente”, afirmou.
Em Curitiba, o diretor-geral da Sesa, César Neves, esteve presente na Unidade de Saúde Iracema, em Curitiba, acompanhado do prefeito Eduardo Pimentel. “É importante a conscientização da população para se vacinar. A vacina é a salva-vidas, e vacina é saúde”, afirmou o refeito. “É muito importante a integração que estamos tendo aqui, a saúde pública municipal, estadual e federal. As três esferas de governo trabalhando muito para a gente trazer saúde pública para a população”, disse Pimentel.
Oferecimento Laboratório Lapac

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *