Governo do Paraná libera mais de R$ 202 milhões para reforçar atendimento especializado do SUS nos municípios

 

Governo do Paraná libera mais de R$ 202 milhões para reforçar atendimento especializado do SUS nos municípios

O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta quinta-feira (25) o repasse de R$ 202,1 milhões para fortalecer os serviços especializados do Sistema Único de Saúde (SUS) nos 399 municípios paranaenses.

Os recursos serão transferidos em parcela única, diretamente do Fundo Estadual de Saúde para os Fundos Municipais de Saúde, com previsão de depósito já nesta sexta-feira (26).

O investimento faz parte da estratégia do Governo do Paraná para ampliar o acesso da população a consultas especializadas, exames diagnósticos e atendimentos ambulatoriais de média complexidade, reduzindo filas e agilizando diagnósticos em todas as regiões do Estado.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), os municípios poderão utilizar os recursos para custear consultas especializadas, exames e o pagamento de prestadores de serviços vinculados ao SUS.

A distribuição dos valores foi definida pelo critério populacional, considerando a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2025. Cada município receberá R$ 17 por habitante, garantindo que todas as cidades paranaenses sejam contempladas sem a necessidade de adesão a programas ou convênios específicos.

Segundo o governador Ratinho Junior, o aporte busca auxiliar principalmente os pequenos municípios, que enfrentam dificuldades para manter e ampliar os serviços de saúde.

“É um anúncio de parceria e colaboração com os 399 municípios do Paraná. Estamos investindo mais de R$ 200 milhões na saúde para fortalecer os atendimentos, contratação de equipes e realização de exames, dando suporte especialmente às cidades que têm sofrido com a redução dos repasses federais”, destacou o governador.

Ainda conforme o Governo do Estado, a prioridade é acelerar o atendimento de pacientes que aguardam procedimentos diagnósticos, exames pré-operatórios e encaminhamentos para cirurgias eletivas, uma das principais demandas da rede pública.

O secretário estadual da Saúde, César Neves, ressaltou que o recurso permitirá maior agilidade no atendimento à população.

“Esse reforço financeiro amplia a capacidade de resposta dos municípios e fortalece a regionalização da assistência especializada, ajudando a reduzir filas e ampliar o acesso da população aos serviços de saúde”, afirmou.

O Prudentopolitano seguirá acompanhando a distribuição dos recursos e divulgará os valores destinados a cada município da região assim que forem disponibilizados oficialmente pelo Governo do Paraná.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *